Síndrome de Down e Doença Celíaca 

Pesquisadores holandeses confirmaram que um número bem maior de casos de Doença Celíaca ocorre entre os portadores de Síndrome de Down. Na população normal, a frequência de Doença Celíaca é de 1 em cada 2.000 nascimentos, isto é, 0,05%. Entre os portadores de Síndrome de Down, a ocorrência é de 1 em cada 14 nascimentos, isto é, 7%.

A Doença Celíaca consiste na inabilidade de digerir gluten, um componente natural de diversos cereais (aveia, centeio, trigo, cevada e seus derivados). Os sintomas mais comuns são dores abdominais, intumescimento do abdomem e diarréia à noite. A doença é diagnosticada através de uma dieta de exclusão ( http://www.celiac.com/): alguns meses sem ingerir este s cereais e leite, laticínios, soja e ovos, seguidos da reintrodução destes alimentos um a um, para se identificar aquele causador da intolerância. A confirmação da doença, após a dieta de exclusão, é feita através de biópsia do intestino delgado.

Para saber mais sobre sintomas, diagnósticos e tratamentos, consulte a Celiac Support Page ( http://www.celiac.com) .

(*) traduzido do boletim informativo “The Parent Perspective”, de Janeiro de 1997 e pesquisado na internet.

 


(*) Agradecemos ao Dr. Ruy do Amaral Pupo Filho, médico pediatra e sanitarista e presidente da Associação Up Down pelas anotações e transcrição das apresentações feitas na Conferência Médica Internacional sobre Síndrome de Down, realizada em Barcelona, em 14 e 15 de março de 1997. Dr. Ruy do Amaral Pupo Filho viajou com passagens de cortesia da VASP, através da Federação das Associações de Síndrome de Down, e sua inscrição foi paga pela Associação Up Down.