Liana John foi autora e editora de várias cartilhas, dirigidas ao grande público, na temática de educação ambiental. Exemplos são apresentados abaixo, em ordem cronológica decrescente.
2015
A cartilha educativa Tem tatu na toca? foi idealizada e produzida pela jornalista Liana John e o pesquisador Arnaud Desbiez, do Projeto Tatu Canastra. De maneira lúdica, com jogos e um texto divertido voltado para crianças e adolescentes, o material ensina sobre as diferentes espécies de tatu, seus hábitos, como constroem suas casas e acabam ajudando outros animais da fauna brasileira, os perigos que enfrentam e como podemos ajudar a protegê-los. A cartilha recebeu o apoio da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, a Royal Zoological Society of Scotland e o Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Lançada no mesmo ano, a cartilha Dê Passagem Para a Vida foi desenvolvida por Liana John junto ao professor e doutor Alex Bager, do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), com o objetivo de conscientizar a população e reduzir os atropelamentos de fauna nas estradas brasileiras. A cartilha ilustrada traz orientações importantes para motoristas, estatísticas, informações sobre as espécies mais afetadas por atropelamentos e dicas para a população ajudar a proteger a fauna brasileira.
2012
A Campanha Minha Amiga é uma Anta, criada pela pesquisadora do IPÊ Patrícia Medici e pela jornalista ambiental Liana John, foi lançada em 2012 e ganhou uma força em 2013, por meio da parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Com o intuito da preservação da espécie, a campanha compartilhava informações de maneira educativa e descontraída e foi incluída nos programas de educação ambiental de mais ou menos 40 zoológicos e aquários em todo o País, sendo as crianças e adolescentes seu público-alvo principal.
1991
Parceria no Projeto de Sensibilização Cultural Para a Recuperação do Rio Tietê. São Paulo, Novembro de 1991.