Amamentando Bebês com Síndrome de Down

Por Léa F. Amábile (*)

Amamentar bebês com Síndrome de Down é o primeiro e principal passo para que se estimule corretamente a musculatura bucal e facial.

Uma característica importante dos bebês com Síndrome de Down é a hipotonia muscular generalizada. Isto significa que este bebês apresentam uma musculatura mais flácida e que por este motivo precisam de estímulos adequados logo ao nascer. O aleitamento materno é o que melhor pode existir para estes bebês, tanto como nutrição como trabalho muscular. Ajudará a melhorar o tônus muscular dos lábios, boca e língua, importantes para o desenvolvimento das arcadas dentárias e da linguagem.

A proteção obtida pelos anticorpos no aleitamento materno diminuirá as frequentes infecções respiratórias.

Alguns bebês precisam aprender a agarrar o mamilo para fazer uma sucção correta, e isto pode levar algum tempo e exige paciência.

Existem alguns exercícios que podem ser feitos para estimular as mamadas:

 

  • Acariciar em volta da boca e das bochechas.
  • Circular os lábios do bebê com seus dedos.
  • Tocar a língua dele suavemente até que ele comece a sugar seu dedo e, em seguida, colocá-lo para mamar.

Deixe seu bebê mamar quanto tempo quiser; pela flacidez muscular os bebês se cansam facilmente e necessitam de mamadas mais frequentes e este intervalo vai depender de cada criança.

Muitas vezes ao nascer estes bebês se submetem à cirurgias e são afastados das mães, o que pode levar a um desmame precoce. Outras vezes a condição emocional da mãe impede que se faça uma amamentação adequada. Respeitando quaisquer que sejam os motivos de não amamentação destes bebês ao nascer, é importante saber que é possível se relactar.

Isto significa que após algum tempo é possível bebês e mães voltarem a se integrar e novamente se estabelecer a amamentação. Basta que para isto as mães sejam bem orientadas e estejam dispostas a fazer o melhor para seus bebês.

Quanto mais informadas estiverem as mães e mais adequadas as informações, melhor se fará o dsenvolvimento dos bebês.

 


(*) Dra. Léa F. Amábile é odontopediatra e homeopata(CRO 18990). Ministra palestras de prevenção odontológica para gestantes, profissionais de ensino e de saúde, na região de Americana, São Paulo.